Como saber se o ABS está funcionando?
No fluxo normal não faz diferença seu carro ter ABS ou não, pois ele fica lá, quieto, sem interferir. Mas numa situação de emergência, quando você pisa com força no pedal e as rodas chegam ao limite de travar, você ouve um ruído e sente uma forte vibração no pedal de freio. O ABS entrou em funcionamento.
ATENÇÃO: NUMA FRENAGEM DE EMERGENCIA, O MOTORISTA DEVE PRESSIONAR O PEDAL DE FREIO E MANTER A PRESSÃO SOBRE ELE. O ABS VAI EVITAR A PERDA DA DIRIGIBILIDADE E EFETUAR UMA FRENAGEM SEGURA
O carro puxa para um lado durante a frenagem
Um lado está freando mais que o outro. Este desequilíbrio requer uma revisão mais detalhada.
Assobios e ruídos são sinais de problema?
Apesar de alguns assobios e ruídos serem normais, recomendamos verificar se o material de atrito está no fim.
O carro trepida quando piso no freio
Aqui temos duas situações:
– Se a trepidação ocorreu numa situação de emergência e seu carro conta com sistema ABS, certamente foi o equipamento em funcionamento – isso é normal.
– Se a trepidação ocorre em situações normais de frenagem, o problema pode ser um empenamento dos discos ou tambores.
Freio de mão não segura o carro
Pode ser necessária uma regulagem ou reparação do freio traseiro.
O pedal do freio está muito baixo
Os possíveis motivos são: freio traseiro desregulado, vazamento ou entrada de ar no circuito. É imprescindível revisar.
O freio está duro
Se você sente que tem que fazer mais força que o normal para frear, o problema pode ser o servo freio, mas, antes de trocar a peça, recomendamos fazer outros testes, pois pastilhas de freio de má qualidade ou muito velhas podem apresentar o mesmo sintoma.
O motor apaga quando piso no freio
Pode ser defeito no servo freio, mas é necessário revisar antes de trocar a peça.
O pedal cede quando estou parado
Este sintoma acontece quando há vazamento no circuito, defeito no cilindro mestre, freio traseiro excessivamente desregulado ou defeito no módulo do ABS (neste caso, a luz no painel não acende).
O nível do fluido de freio está baixo
Pode ser que as pastilhas estão gastas, mas pode ser que tenha um vazamento no circuito.
O pedal desce e oferece pouca resistência
Pode ser um problema simples de resolver com a troca do fluido de freio. Mas seria bom dar uma olhada no material de atrito.
IMPORTANTE